Os Mitos, Mentiras e Equívocos Sobre a Gordura Saturada e a Sua Saúde.
Por Mike Geary, Personal Trainer Certificado e Especialista em Nutrição
Autor dos Best Sellers: A Verdade Sobre a Barriga Perfeita & 101 Alimentos Antienvelhecimento
Eu já escrevi muitas vezes nos últimos anos sobre as crenças erradas da sociedade sobre a gordura saturada e a falsa divulgação dos meios de comunicação e da maioria dos profissionais de saúde dizendo que a gordura saturada é ruim para você.
Se você já viu alguns dos meus artigos, sabe que eu já mostrei por que a gordura saturada em alguns casos pode até ser boa para você, apesar de todos os profissionais de saúde no mundo apenas aceitarem a falsa crença de que ela é ruim.
Nota – Não estou dizendo que uma dieta do “estilo Atkins” é boa para você! Dieta Atkins geralmente não é uma forma saudável e equilibrada de comer. Nas dietas do tipo Atkins você basicamente consome carnes processadas cheias de aditivos, com excesso de sal e com desequilíbrio de ômega-6 e ômega-3 (já que a maioria das carnes de supermercado não vem de animais criados de maneira nada saudável). Além disso, as dietas Atkins, tipicamente, têm falta de muitos outros grupos importantes de alimentos, nutrientes e antioxidantes.
O que você verá neste artigo, é que a gordura saturada é uma parte natural da dieta humana e tem sido por toda a eternidade… ela não é tão demoníaca como dizem ser!
Eu preciso dizer que fiquei agradavelmente surpreso ao ver, finalmente, uma editora de grande nome ter coragem para publicar um artigo sobre o porquê de todos no mundo estarem errados em suas crenças sobre gordura saturada.
Peguei uma nova edição da revista “Men’s Health” recentemente, e eles têm um enorme artigo de 6 páginas lá sobre a falha nas pesquisas do passado sobre a gordura saturada, e uma nova pesquisa mostrando porque ela pode realmente ser melhor para a saúde do que você acredita.
Eu tenho que lhes dar crédito, o artigo teve muita pesquisa e foi montado para resumir onde os estudos no passado estavam errados, e porque os estudos recentes estão mostrando que todo mundo pode estar errado sobre as gorduras saturadas nas últimas 5 décadas.
Eu sugiro que você leia o artigo inteiro, se puder. Se não puder, eu vou tentar dar-lhe um rápido resumo do que foi apresentado já que o artigo é bastante longo.
O “fato” de que a gordura saturada é ruim para sua saúde nunca foi cientificamente comprovado por estudos
Primeiro de tudo, você percebeu que, apesar de médicos, nutricionistas, profissionais de fitness, e os meios de comunicação sempre terem dito que, de fato, que as gorduras saturadas são ruins para você, este “fato”, na verdade, nunca foi provado!Na verdade isso não é um “fato”. Era uma hipótese! Isso teve início a partir de um estudo falho na década de 1950, quando um cara chamado Ancel Keys publicou um artigo que colocou a culpa do aumento de doenças cardíacas na ingestão de gorduras.
No entanto, houve grandes falhas no seu estudo. Em suas conclusões, ele só usou dados de alguns poucos países onde estavam disponíveis referências sobre o consumo de gordura versus a taxa de morte por doença cardíaca. Quando o correto era pesquisar em todos os países, em que, na verdade, existia alguma ligação entre o consumo de gordura e mortes por doenças cardíacas. Desta forma, suas conclusões ficaram falhas.
Em segundo lugar, a culpa de ingestão de gordura para a doença de coração era só um fator que foi considerado. Não houve a consideração de outros fatores, tais como as taxas de tabagismo, fatores de estresse, ingestão de açúcar, a frequência de exercícios, ou outros fatores de estilo de vida.
Basicamente, as conclusões que culparam a ingestão de gordura pelas mortes por doenças cardíacas foram apenas um tiro no escuro sobre uma possível causa disso, além de todos esses outros fatores que acabei de mencionar, e ainda muitos outros, ou seja, pode existir uma causa maior.
Infelizmente, estudos chaves foram citado por mais de cinco décadas como “fato” de que a gordura saturada é ruim para você. Como você pode procurar, não há certamente nada de fatual sobre isso.
Desde então, vários outros estudos foram realizados tentando vincular a ingestão de gordura saturada a doenças cardíacas. A maioria destes estudos não conseguiram correlacionar qualquer risco vindo da gordura saturada. Alguns deles fizeram tentativas tolas de vinculação da gordura saturada a doenças do coração, no entanto, mais tarde foi demonstrado que nesses estudos havia falha nos dados.
Outro problema com as falhas nos estudos é que muitos deles contam a ingestão de gordura trans artificial junto com a ingestão de gordura saturada e, por engano, a culpa ficou na gordura saturada, apesar da evidência de que a gordura trans artificial é o verdadeiro risco para a saúde. Este é um erro enorme, pois há uma diferença enorme na forma como seu corpo processa as gorduras trans criadas artificialmente versus as gorduras saturadas perfeitamente naturais que fizeram parte da dieta humana desde o início do homem.
Será que nós realmente temos evidências de que as gorduras saturadas podem realmente serem boas para você?
Bem, vamos considerar alguns exemplos…
Você sabia que várias tribos conhecidas na África, as tribos Masai, Samburu e Fulani tem uma dieta que consiste principalmente em leite não pasteurizado, muita carne vermelha, e sangue bovino? Os membros dessas tribos comem 5 vezes a quantidade média de gordura saturada do que as pessoas comuns com excesso de peso e doenças relacionadas a isso consomem.
Apesar da alta ingestão de gordura saturada, eles exibem níveis extremamente baixos de gordura corporal. As doenças cardíacas e o diabetes para os nativos dessas tribos é algo praticamente inexistente.
Agora a maioria dos críticos deste exemplo vai dizer que isso deve estar relacionado a fatores genéticos, mas isso é falso, porque quando estudaram pessoas dessas tribos que haviam se mudado para fora de suas terras nativas e começaram a ter dietas mais modernas, exames de sangue apontaram fatores de risco para doença cardíaca.
Isso se aplica também a alguns países de ilhas no pacífico. Vários estudos têm mostrado que certas nações insulares do Pacífico tinham o consumo de gordura total MUITO elevado, tanto de gordura saturada quanto de gorduras tropicais, como palma, coco e cacau. Plantas tropicais, em geral, têm níveis muito elevados de gordura saturadas em seus tecidos devido ao clima mais quente.
Apesar do super consumo de gorduras saturadas, esses nativos eram tipicamente magros e as doenças cardíacas eram praticamente inexistentes. No entanto, quando os pesquisadores acompanharam as pessoas que haviam se afastado de sua ilha natal e adotado uma dieta tipicamente ocidental, os fatores de risco de doença cardíaca subiram drasticamente. Hmm, mais uma vez, mais um exemplo de pessoas que começaram a comer MENOS gordura saturada e mais alimentos ocidentais industrializados e AUMENTARAM seus fatores de doença cardíaca.
Na verdade, você sabia que, embora a ingestão de gordura saturada faça aumentar o LDL, colesterol ruim, ele aumenta o HDL colesterol bom ainda mais, portanto melhora a sua taxa média de colesterol, o que foi provado ser mais importante que o apenas nível de colesterol total (na verdade, colesterol total é um número quase inútil, a inflamação é o verdadeiro problema, mas isso é um assunto diferente).
Outro fato digno de nota em favor de gordura saturada…
A gordura saturada é composta por vários tipos diferentes … os três tipos mais comuns são o ácido esteárico, ácido palmítico, e ácido láurico.O ácido esteárico é encontrado em níveis mais elevados na gordura animal e no cacau. A pesquisa continua a mostrar que o ácido esteárico não tem impactos negativos sobre os riscos de doenças cardíacas.De duas uma, ou é neutro ou tem impacto benéfico. Na verdade, o seu fígado decompõe o ácido esteárico em uma gordura monoinsaturada chamada ácido oléico, que é o mesmo tipo de gordura que compõe a maioria dos azeites saudáveis para o coração. Aposto que você não sabia disso!
O ácido láurico também é benéfico. Não só tem mostrado que aumenta significativamente os seus níveis de HDL (colesterol bom), mas também tem mostrado ter alguns efeitos poderosos que aumentam potencialmente a imunidade. Porém a dieta da maioria dos americanos é carente dele. E está atualmente em pesquisa sobre o HIV / AIDS para ajudar a melhorar a função imunológica em pacientes.
Óleos tropicais, como o de coco e de palma são as melhores fontes de gordura saturada saudável – o ácido láurico.
O ácido palmítico é o outro principal componente da gordura saturada e também mostrou aumentar o colesterol bom (HDL) para a mesma, se não em uma medida maior que a do colesterol ruim (LDL), tornando-se, assim, neutro ou benéfico, mas certamente não é ruim para você.
Então, se todos esses pesquisadores têm tentado arduamente ao longo dos anos apontar o dedo para a gordura saturada, mas continuaram falhando em mostrar uma correlação entre gordura saturada e risco de doença cardíaca, quais são os verdadeiros culpados para as doenças do coração?
Bem, aqui estão as VERDADEIRAS causas do risco de doença cardíaca:
- As gorduras trans (óleos artificialmente hidrogenados).
- Óleos vegetais altamente refinados, como soja, algodão, óleo de milho, etc (são inflamáveis dentro do corpo, e, normalmente, mexem com o equilíbrio de omega-6/omega-3. Lembre-se, a inflamação é a verdadeira causa da doença cardíaca, não a dieta com gordura saturada ou colesterol).
- O excesso de açúcar refinado na dieta (incluindo xarope de milho rico em frutose)
- O excesso de carboidratos refinados, como pão branco, cereais com baixo teor de fibras, etc.
- Fumar
- Estilo de vida estressante
- Falta de exercícios
- Outros fatores ligados ao estilo de vida
hmm , as indústrias multi bilionárias realmente tem uma influência sobre como e de que forma os dados são retratados para o público? É claro que sim! E não me falem sobre a indústria de medicamentos para controlar o colesterol! Mais uma vez, eu discordo.
Espero que este artigo tenha aberto seus olhos para a verdade sobre a gordura saturada e como você foi enganado ao longo dos anos.
Outro fato a favor da gordura saturada: pesquisadores descobriram recentemente que uma única vitamina chamada vitamina K2 está fortemente associada com a proteção de seu corpo contra doenças cardíacas. No entanto, a vitamina K2 não é encontrada em muitos alimentos, e você pode imaginar qual é uma das suas melhores fontes? Isso mesmo, a gordura de laticínios de animais criados no pasto! Então isso significa que um dos alimentos que “especialistas em saúde” vem a anos lhe dizendo para evitar, a gordura do leite, é realmente uma das melhores fontes da vitamina K2, protetora do coração.
A verdade é que a gordura saturada é uma substância neutra em seu corpo, e até mesmo benéfica, às vezes, como vimos neste artigo, e não um fator de risco para uma doença mortal. Os verdadeiros fatores de risco são os que eu listei acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário